Neste ano, todos os holofotes estão voltados para a Rússia.
Certamente ouviremos falar muito do país, dos seus costumes, da sua cultura e da sua gastronomia. Assim, resolvemos ajudar a divulgar essa nação tão extraordinária apresentando uma das suas delícias locais.
A cultura do café não nasceu na Rússia, mas algumas boas ideias sobre a bebida têm surgido nessa terra. Fazem apenas duas décadas que o verdadeiro café, feito a partir de grãos torrados, tornou-se hábito comum no dia a dia dos seus cidadãos.
O café Raf é um dos drinques mais populares na capital russa. Ele foi inventado por volta de 1996 em um dos primeiros cafés moscovitas, o Coffee Bean. De acordo com a lenda, um dos frequentadores mais assíduos do local, chamado Rafael Timberbaev, pediu uma bebida
diferente. A barista, então, resolveu incrementar o café espresso adicionando creme e açúcar de baunilha. A diferença entre esse drinque e um latte ou um cappuccino é que os ingredientes são misturados juntos, e não batidos separadamente.
Logo, o Raf começou a fazer sucesso entre os amigos de Rafael e a novidade se espalhou.
Outros clientes chegavam ao Coffee Bean pedindo o “café do Raf”, o que acabou popularizando a receita, que passou a ser servida também em outras cafeterias ao redor do país e, posteriormente, do mundo.
Como preparar um Raf
Atualmente, esta bebida já possui inúmeras variações, porém, a receita original é fácil e não inclui muitos ingredientes. Ela pode ser facilmente preparada por você em sua casa e é uma excelente opção para servir acompanhando um delicioso bolo enquanto assiste aos jogos pela televisão.
Quer saber como preparar o Raf para impressionar seus convidados?
Conheça a receita mais tradicional, abaixo.
Ingredientes:
• 35 ml de café moído Marques da Costa
• 100 ml de creme de leite
• 1 colher de sopa de açúcar
• 1 colher de sopa de açúcar de baunilha
Modo de Preparo:
Aqueça uma xícara para o drinque.
Coloque o Café Marques da Costa e todos os outros ingredientes em uma coqueteleira e misture. Despeje a mistura na xícara aquecida e decore com chantilly.
Se quiser, você também pode incrementar seu café russo com caramelo ou chocolate.
A receita pode ser modificada incluindo vodca, tornando-se uma combinação bem típica da Rússia.
Pronto, agora é so sentar no sofá e torcer pelo HEXA.