Quais São os Tipos Mais Tradicionais do Cafezinho, Você Sabe?
Se você é fã e um bom apreciador de café, certamente sabe que existem inúmeras variações. Pode ser pingado, longo, curto e até com chantilly – tem para todos os gostos.
Para não ficar só no pretinho básico, vamos listar os tipos de café que são usualmente servidos no Brasil.
CAFÉ CURTO
É feito na máquina e seu contato com a água é rápido e em menor quantidade, o que o torna mais encorpado, mantendo, ainda, boa parte dos óleos essenciais provenientes da planta. Também conhecido como café expresso.
CAFÉ LONGO
Também é preparado na máquina, porém, recebe uma quantidade maior de água e, por isso, fica mais fraco do que o curto. É servido em uma xícara maior, sendo indicado para quem toma muito café.
CAFÉ CARIOCA
É um expresso diluído em água e menos concentrado, servido em uma xícara pequena.
CAFEZINHO
Tradicional café feito no coador, mais forte e encorpado. Toma-se em pouca quantidade, em pequenas xícaras.
CAFÉ RISTRETTO
Um expresso curtíssimo, com 15 a 20 ml de volume, sendo bem mais intenso, encorpado, oleoso e trazendo um sabor muito rico.
CAFÉ COM LEITE
É um café baseado no expresso, com uma quantidade igual de leite vaporizado e servido em xícaras médias e grandes. Tradicionalmente consumido no café da manhã ou no lanche da tarde na cultura brasileira.
PINGADO
Consiste em uma quantidade bem maior de leite, a qual recebe uma pequena dose de café, ou seja, um pingo da bebida. Outra mistura de leite com café, bastante popular nos bares, nas padarias e nos botequins brasileiros, usualmente servida em copos americanos.
CAFÉ LATTE
Uma mescla de leite com café expresso, mais uma fina camada de espuma láctea. Em outras palavras, um pingado com adição de espuma.
MACCHIATO
Expresso “manchado” com leite vaporizado, o que faz suavizar a intensidade da bebida.
MOCHA
Reúne tudo o que é bom: chocolate, expresso, leite vaporizado e chantilly.
Versão mais sofisticada do café com leite, que tem um terço de leite vaporizado, um terço de espuma de leite e outro terço de espresso, recebendo, ainda, uma calda de chocolate. Essa bebida pode ser finalizada desse modo, ou com adição de chantilly, pó de cacau ou canela.
CAPPUCCINO
Uma mistura entre partes iguais de café expresso, leite e vapor de leite, servida em uma xícara de tamanho maior, com o acréscimo de um pouco de chocolate em pó, canela e açúcar. O vapor de leite pode ser substituído, em alguns estabelecimentos, por chantilly.
CAFÉ COM CHANTILLY
Café expresso com cobertura de creme de chantilly.
CAFÉ COM PANNA
É o café expresso ou longo, preparado com creme de leite fresco batido com baunilha. No Brasil, o creme de leite geralmente é substituído por cobertura de chantilly.
Agora que você já conhece os mais variados tipos de café, é só saborear a sua receita preferida e aproveitar tudo de bom que esta maravilhosa bebida oferece.