Café Solidário
Tomar um café é muito mais do que apenas consumir a bebida. Pode ser pretexto para uma conversa, pausa para organizar as ideias, incentivo para iniciar o dia (ou esticar a jornada) e até mesmo para relaxar. Puro, com açúcar, adoçante, forte ou fraco… combina com tudo, inclusive com a solidariedade. Pensando nisso, o Café Marques da Costa promove doações mensais de seus produtos para a Casa Lar da APAE em Sacramento/MG.
A Casa Lar, é um programa de acolhimento para jovens e adultos com deficiência intelectual, múltipla e motora, os quais não dispõem de condições de auto sustentabilidade e não possuem vínculos familiares.
O programa utiliza equipamentos e serviços disponíveis na comunidade, fruto da parceria público-privada com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE e da ajuda dos moradores da região. A Casa Lar tem hoje, seis moradores, sendo, cinco mulheres e um homem, além de quatro mães sociais. Cinco desses residentes não são de Sacramento/MG, foram abandonados pelas famílias e, segundo relato, nunca receberam visitas das mesmas. As mães sociais ficam na casa e acompanham todo o trabalho, revezando suas atividades.
O Café Marques da Costa acredita que há muitas formas de ser solidário, todas são sempre bem-vindas. Para começar, são pequenos gestos que fazem a diferença. O apoio às instituições também representa uma ação muito valiosa, o que pode favorecer muita gente. Participar de qualquer atividade que ajude os outros de alguma maneira é um jeito de manifestar apoio à causa. Você pode doar sangue, tornar-se doador de órgãos, prestar auxílio a pessoas portadoras de deficiência e até mesmo ajudar aquele amigo que está passando por dificuldades. Por isso, comece a praticar atitudes solidárias e aproveite os benefícios de fazer bem a quem precisa.
“As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam.”
Madre Tereza de Calcuta